Sobre o blog

Para ajudar a difundir o potencial turístico do Espírito Santo pelo Brasil e facilitar o trabalho do turista que planeja vir para cá, a Secretaria de Turismo do Estado resolveu dividi-lo em diferentes rotas turísticas a partir de elementos comuns a cidades de uma mesma região. Foram criadas oito “rotas oficiais”: a) Rota do Caparaó; b) Rota dos Imigrantes; c) Rota do Sol e da Moqueca; d) Rota do Mar e das Montanhas; e) Rota do Verde e das Águas; f) Rota dos Vales e do Café; g) Rota da Costa e da Imigração; e h) Rota do Mármore e do Granito.

A divisão tem a clara vantagem de permitir que o turista antecipe o perfil de cada região e saiba, de antemão,  o que lhe aguarda no lugar a ser visitado. Aventura no Caparaó; comidas típicas nas cidades colonizadas por imigrantes; sol, praia, calor e, claro, moqueca nas cidades que fazem parte da principal rota capixaba, entre várias outras coisas. Tudo está ali – explicado e dividido – para o turista não ser pego de surpresa na rota que ele escolher.

Mas é claro que nem todas as belezas anunciadas das “rotas” são assim tão belas. Há coisas e lugares que podem muito bem ser deixados de lado se a sua proposta é fazer um turismo minimamente seletivo e proveitoso, sem aquela pretensão de exaurir todos os cantos do lugar. Você pode – e deve – eleger os atrativos que merecem ser visitados se não quiser se deparar com paisagens repetidas e sem graça.

E foi para te ajudar nessa tarefa que nós criamos esse blog. Nossa intenção aqui é falar sobre cada uma das rotas turísticas “oficiais” do Espírito Santo, mostrando o que elas tem de melhor – e de pior também. Queremos mostrar não só o que você não pode deixar de conhecer ao vir para cá como também aquilo que você pode evitar.  Ao longo dos posts, você verá dicas de lugares e passeios que, na nossa opinião, podem fazer valer a sua viagem ao Espírito Santo.

Mas não se engane! O “Rotas” não é um guia turístico! Na verdade, ele está longe de ser um guia turístico! Tudo o que você vai ler aqui são dicas e informações baseadas na experiência pessoal de nossos blogueiros. Nós não somos guias turísticos profissionais e não estamos interessados em fazer um guia turístico profissional, até porque temos outros trabalhos. No “Rotas”, a gente quer apenas compartilhar com vocês as nossas opiniões sobre os lugares que, nas horas vagas, a gente visita e conhece por aqui.

Em outras palavras, o “Rotas” é apenas e tão somente um blog de viagem, com o foco voltado para o Espírito Santo!

Então, o convite está feito! Leia o nosso blog e escolha a sua rota!

Participe você também do “Rotas”! Comente, elogie e critique. Se quiser mandar um e-mail, escreva-nos para rotascapixabas@gmail.com.

Sobre o autor

A família Rotas: eu, Maria e Renata.

A família Rotas: eu, Maria e Renata.

Tiago dos Reis é neto do vô Reis, marido da Renata e pai da Maria. Advogado público nas horas menos vagas, adora turistar quando sobra tempo. Seu sonho é rodar o mundo com a família, mas a realidade lhe concede apenas 30 dias de férias. A solução? Aproveitar finais de semana e feriados para viajar pelo seu próprio Estado.

Assim nasceu o Rotas.